Análise dos documentos será iniciada nesta quarta-feira

Em: 02/05/2012 às 14:29h por Diário de Cuiabá

Mesmo estando fora dos "holofotes", a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada para investigar a dívida milionária da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com a Rede Cemat está na ativa.

Segundo o vereador Paulo Borges (PSDB), os membros da CPI devem se reunir amanhã (2) para começar a análise dos documentos. "A gente vai se reunir na quarta para começar a analisar, junto com a equipe técnica, toda a documentação fornecida pelas duas empresas".

O tucano admite que os trabalhos estão atrasados, no entanto atribui esta demora a uma falha da Sanecap ao entregar a relação dos documentos solicitados pela comissão. "Tivemos um problema com o CD encaminhado pela Sanecap, porque eles tiveram que digitalizar todos os papéis, mas agora já está tudo certo".

Além disso, ele acrescenta que nesta reunião também devem ser definidas as datas para as oitivas. Todos os envolvidos no caso, como gestores e funcionários da Sanecap na época e diretoria da Cemat, devem ser ouvidos pela CPI.

A CPI da Cemat foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e instaurada por unanimidade no início do mês de fevereiro deste ano. Ela tem por objetivo investigar a dívida de R$ 119 milhões da Sanecap com a concessionária de energia.

O principal questionamento do petebista é em relação aos juros apresentados pela concessionária de energia, já que a dívida passou de R$ 68 milhões, em dezembro de 2007, para R$ 119 milhões em 2012, mesmo sendo registrado o pagamento de R$ 9 milhões por parte do Palácio Alencastro.

Para Pinheiro, o débito da Sanecap deveria ter reduzido neste período e não aumentado, pois, segundo ele, desde 2007 as contas mensais de energia foram pagas rigorosamente. Exceto nos quatro meses em que o ex-presidente da Sanecap, Aray Fonseca (PSD), administrou a companhia.