Térmica mantém operação

Em: 30/04/2012 às 10:25h por A Gazeta

img

Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá) permanecerá em operação em maio. Para produzir 480 megawatt (MW) de energia por dia, a unidade consome atualmente 2,3 milhões metros cúbicos (m3) de gás natural diários, repassados pela Petrobras. Informações são do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, acreditando que o funcionamento deve se manter até o fim do ano diante do quadro energético e econômico que o país vivencia.

Período de chuvas está terminando e a usina começou a operar antes, quando teoricamente não haveria necessidade. Além disso, o secretário lembra que o país vai precisar de energia porque está em pleno crescimento industrial, estimulado também pela política de redução das taxas de juros.

Termelétrica voltou a funcionar no dia 13 de abril, e depois de 3 dias gerando 240 MW, teve a geração ampliada para 480 MW/dia. Diretor-presidente da Empresa Pantanal Energia (EPE), operadora da usina, Fábio Garcia, explica que a unidade está dentro do portfólio da Petrobras, que a arrendou e decide se ela vai gerar e o volume. No entanto, segundo o diretor, ela vem sendo acionada por ser uma das mais eficientes do Brasil em termos de conversão de energia, o que pode mudar caso os reservatórios, principalmente da região Sul do país, recuperem a capacidade.

Despachos de geração são feitos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que determina quanto a Petrobras deve gerar de energia, mas não tem definido em quais usinas isso deve ser feito. De acordo com o último despacho de 21 a 27 de abril, não havia previsão para Cuiabá. Petrobras foi procurada pela reportagem, mas preferiu não se manifestar sobre o tempo que a termelétrica de Cuiabá iria gerar e nem quais usinas está substituindo.

Reajuste da Cemat - Abril está terminado e o prazo previsto anteriormente pelas Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) de pagar a dívida junto à Eletrobras também. Reajuste médio na tarifa de energia em Cuiabá será de 2,62% ao consumidor, autorizado pela Agência Nacional de Energia (Aneel), mas que será efetivado após a quitação de débitos junto à estatal brasileira no valor de R$ 110,191 milhões, referentes a encargos do setor elétrico.

Montante representa 10,78% da dívida financeira líquida de R$ 1,022 bilhão da empresa. Cemat havia pleiteado reajuste de 9,4% este ano. Em 2011, Aneel concedeu aumento de 12,89% na tarifa da Cemat. Enquanto a quitação não é feita, o consumidor residencial deixa de ter um aumento real de 2,79% na conta de energia e indústria de 2,17%. Pelo mesmo motivo, a concessionária de energia de Mato Grosso do Sul, a Enersul, também não pode aplicar o reajuste tarifário de 2,59% para baixa tensão e 2,92% para consumo de alta tensão autorizado pela Aneel.

Retorno - Grupo Rede Energia, ao qual a Cemat faz parte preferiu não se manifestar sobre o assunto.