Usina Mário Covas gera 585 MW em 3 dias

Em: 17/04/2012 às 10:15h por A Gazeta

img

Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá) gerou 585 megawatts (MW) de energia entre sexta-feira (13) e domingo (15), uma média de 195 MW por dia, após determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na última sexta-feira. Por enquanto, não há prazo para suspensão da operação. Decisão foi tomada após constatação de baixa nos reservatórios das usinas localizadas no Sul do país e o objetivo é equilibrar a disponibilidade de energia.

Relatório da ONS divulgado no domingo (15) identificou que os reservatórios do Sul estavam abastecidos em 30,39%, enquanto no Sudeste/Centro Oeste chegava em 77,45%, no Nordeste em 82,09% e no Norte em 99,51%. Otimização energética é possível por causa do sistema interligado e uma prática normal nessas situações de baixa nos reservatórios. A intervenção pela termelétrica irá aliviar inclusive a sobrecarga da demanda na subestação do Coxipó, administrada pela Eletronorte, situação oposta à registrada no ano passado.

Usina Mário Covas tem capacidade para gerar 480 MW de energia, e estava há 4 anos e 7 meses paralisada. Determinação da NOS foi para geração diária de 167 MW até domingo passado, e mais 167 MW diários durante esta semana, com acionamento da 2ª turbina.

Produção e demanda nacional é analisada semanalmente pelo ONS, e indicará a suspensão ou prolongamento das atividades da Termelétrica de Cuiabá. Para geração de energia, a usina irá demandar um consumo diário de 2,1 milhão de metros cúbicos (m3) de gás natural, fornecidos pela Petrobras, que arrenda a usina desde setembro do ano passado. A estatal recebe da Bolívia cerca de 30 milhões (m3) de gás diariamente.