Fonte: ANEEL
Está em audiência pública a proposta de aprimoramento das regras de transição aplicáveis aos contratos comerciais e às rotinas de operação dos agentes impactados pela interligação dos sistemas isolados de Macapá e Manaus ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A medida foi aprovada na última terça-feira (3/9/2013), durante reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).O prazo para envio de contribuições é até 04/10.
Em agosto, o Ministério de Minas e Energia determinou que os sistemas isolados de Manaus e Macapá permanecerão sob as regras dos Sistemas Isolados até que sejam plenamente integrados ao SIN. Atualmente, essas regiões são abastecidas parcialmente pelo SIN e o restante da energia é fornecido por térmicas que, pela determinação do MME, são remuneradas pela CCC. O regulamento proposto pela ANEEL visa determinar os critérios técnicos para que os sistemas isolados possam ser considerados interligados e também as diretrizes comerciais e operacionais que devem ser seguidas durante o período de transição.
Os interessados podem enviar contribuições para o e-mail: ap098_2013@aneel.gov.br ou para o endereço da Agência: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-110, Brasília – DF. (LP/PG)
