Reaberto prazo de audiência sobre projetos básicos

Fonte: ANEEL

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu hoje (17/09) reabrir o prazo de contribuições à audiência pública que discute os parâmetros regulatórios associados à aprovação de projetos básicos de usinas hidrelétricas não despachadas centralizadamente.
 
Com o novo prazo, de 18 a 27 de setembro, os interessados poderão examinar a base de dados utilizada para a elaboração da proposta e também terão acesso ao relatório de análise das contribuições apresentadas até o momento. Todos os documentos serão disponibilizados no site da Agência na seção de audiências públicas (Informações Técnicas >Audiências / Consultas>Audiências Públicas>Audiência ano 2012>Audiência 068/2012).
 
O tema entrou em audiência pública, pois verificou-se que muitas das usinas não despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após a entrada em operação, não alcançam a geração prevista no projeto básico.

De acordo com estudos da ANEEL, a diferença entre o projeto e o valor real de geração dessas usinas deve-se aos seguintes fatores: série de vazões não condizente com o local do aproveitamento; máquinas que não oferecerem o rendimento definido em projeto; perdas hidráulicas acima do estimado em projeto; consumo interior superior ao do projeto; perdas elétricas até o ponto de conexão maiores do que as do projeto e indisponibilidade forçada e programada acima das consideradas em projeto.

A proposta da ANEEL é apresentar valores mais conservadores na etapa do projeto básico. Caso, durante a operação da usina, a geração seja mais elevada, serão promovidos os ajustes necessários. A expectativa da Agência é estimular o agente a buscar na execução do projeto a geração máxima compatível com as características do sítio da usina.

As contribuições poderão ser enviadas para o e-mail ap068_2012_fase2@aneel.gov.br ou para o endereço da Agência: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-110, Brasília-DF. (LP)