Fonte: ANEEL
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na última terça-feira (22/10), durante reunião pública, a implantação do Projeto-piloto “Geração de Renda e Energia”, apresentado pela Brasil Solair Energias Renováveis Comércio e Indústria S/A em parceria com a Caixa Econômica Federal por meio do Fundo Socioambiental – FSA CAIXA. O projeto será desenvolvido nos condomínios Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, integrantes do Programa Minha Casa Minha Vida, localizados no município de Juazeiro, estado da Bahia.
O projeto prevê a instalação de 9.144 módulos solares, de 230 kWp cada, sobre o telhado das unidades consumidoras participantes do Programa Minha Casa Minha Vida. Os sistemas de geração serão conectados ao de distribuição da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) por meio de ramais de ligação.
Os painéis solares possuirão instalações elétricas independentes e, para cada conjunto, serão instalados inversores CC/CA de 4 kW. Haverá medidor próprio para cada inversor, que se comunicará remotamente com o concentrador, que totalizará as medições. Compete à Aneel autorizar a implantação de sistema e totalização dos dados da geração microdistribuída proposta, de modo a permitir a comercialização da energia total gerada para consumidores livres no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A Brasil Solair destacou o aspecto de organização social agregado ao projeto, uma vez que os moradores dos condomínios poderão obter renda pela geração de energia, primeiro, para o condomínio habitacional, permitindo sua estruturação e sustentabilidade e, segundo, para cada um dos condôminos na forma de renda condominial.
De acordo com a Agência, projetos-piloto possibilitam a condução de estudos preliminares em escala reduzida, a fim de avaliar custos, viabilidade do modelo de negócios, tamanho adequado da amostra, dificuldades de implantação, dentre outras variáveis. (PG)