Agência aprova alteração de cronograma de cinco eólicas

Fonte: ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na última terça-feira (18/3), durante Reunião Pública, alteração do cronograma de implantação das Centrais Geradoras Eólicas Ventos do Parazinho, Vento Formoso, Ventos de Tianguá Norte, Morro do Chapéu e Ventos de Tianguá, de modo a concatenar a data de entrada em operação comercial dessas usinas com a data de entrada em operação da ICG*Ibiapina. A ICG, de propriedade da CHESF, está atrasada e a previsão para conclusão é fevereiro de 2015.
 
A Agência estabeleceu ainda que o início do período de suprimento dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado – CCEARs atrelados às eólicas será no primeiro dia do terceiro mês subsequente à disponibilização da ICG Ibiapina, mantido o prazo de suprimento de 20 anos. A Diretoria também postergou a obrigação de pagamento dos encargos de uso dos sistemas de transmissão associados às usinas para a data de operação da ICG Ibiapina.

As usinas eólicas pertencem a Energimp e foram vencedoras do 2º Leilão de Fontes Alternativas realizado em 2010. (PG)
 
*INSTALAÇÕES DE TRANSMISSÃO DE INTERESSE EXCLUSIVO DE CENTRAIS DE GERAÇÃO PARA CONEXÃO COMPARTILHADA (ICG) – Instalações e equipamentos de transmissão, não integrantes da REDE BÁSICA e das demais instalações de transmissão, destinadas ao acesso em caráter compartilhado de centrais de geração a partir de fonte eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas à rede básica.