Entenda o reajuste da AES Sul (RS)

Fonte: ANEEL


      A partir de 19 de abril, as contas de luz dos consumidores residenciais da AES Sul serão reajustadas em  28,86%. A AES Sul atende 1,3 milhão de unidades consumidoras localizadas em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

   Para o reajuste anual da tarifa são considerados custos relacionados a: compra da energia elétrica que a empresa distribui, valor da transmissão dessa energia e encargos setoriais.

   No caso da AES Sul, a compra de energia oscilou muito mais do que em outras empresas por causa dos contratos com usinas termelétricas.
Todo ano é feita uma projeção do que será gasto pela distribuidora com compra de energia. Em 2013 a AES Sul gastou menos do que o previsto. Isso gerou um índice menor para os consumidores residenciais, que foi de 3,60%.

   Em 2014 aconteceu o contrário: a AES Sul gastou mais do que o previsto devido à falta de chuvas e maior necessidade de energia de usinas térmicas – mais cara que a hidrelétrica.

No gráfico seguinte, é possível acompanhar a evolução da tarifa residencial da AES Sul entre 2007 e 2014:
 

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha "perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica ".