CMSE: suprimento de energia está garantido até 2013

null

Crédito: null

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nesta segunda-feira (20/07), para avaliar as condições de atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou ao Comitê o Plano Anual da Operação Energética (PEN 2009). A principal constatação do Plano é que, com o risco de déficit em todos os subsistemas inferiores a 5%, para o horizonte 2009/2013 o suprimento de energia elétrica está garantido. Ainda na reunião foi apresentado o Planejamento Anual da Operação Energética, Ciclo 2009.

 

O Ministério de Minas e Energia apresentou um balanço das obras de expansão da geração e transmissão em todo o território brasileiro. Na geração, destaque para a entrada em operação, ainda no primeiro semestre, de 1.200 MW de capacidade instalada. Na transmissão, desde o início do ano, foram incorporados ao SIN 1.135 km de linhas de transmissão. 

 

O ONS, responsável pelos estudos de avaliação do atendimento, apresentou as condições climáticas das principais bacias hidrográficas. A região Sul, que vinha com uma forte estiagem, registrou melhores afluências durante as primeiras semanas de julho e deve encerrar o mês com um armazenamento de 62,2%.

 

Para o terceiro trimestre do ano, as previsões do CPTEC/INPE indicam precipitações próximas da média histórica para todas as regiões. Segundo projeções do ONS, ao final do mês de julho, os níveis dos reservatórios deverão chegar a 76,6% no subsistema SE/CO, 62,2% no Sul, 86,7% no Nordeste e 82,6% no Norte. As condições energéticas de 2009 são favoráveis e, por enquanto, não há necessidade de geração térmica complementar.


Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5588/5620