Produção nacional de gás natural bate recorde em setembro

null

Crédito: null

A produção de gás natural no Brasil atingiu 59,96 milhões de m³/dia em setembro, registrando o maior índice em 2009. O crescimento de 5% em relação ao mês de agosto foi graças a recuperação da produção de gás não-associado na Bahia, que foi elevada em 23%, em parte por causa do despacho da UTE Termopernambuco e ao aumento na produção no Sudeste.  Com aumento de 34% na produção do Espírito Santo, que fechou o mês em 2,24 milhões de m³/dia, o ritmo na região ainda está aquém da média de 2008 que foi de 7,68 milhões de m³/dia. Na região Norte, a produção em Urucu manteve-se estável em 10,14 milhões de m³/dia.

 

O grande consumo de gás natural no setor industrial indica a retomada da atividade após a crise econômica mundial. Em setembro, o consumo chegou a 31,89 milhões de m³/dia contra 30,45 milhões de m³ no mês anterior.

 

A importação de gás natural da Bolívia apresentou queda de 6%, totalizando 20,7 milhões de m³/dia. A redução foi causada pelo aproveitamento adicional de gás natural associado e ao baixo nível de despacho das usinas termelétricas a gás, que em agosto e setembro apresentaram o menor nível de consumo dos últimos anos. Para outubro, esse volume deve retornar ao patamar verificado em agosto.

 

Mais informações sobre o mercado de gás natural no Brasil no Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, publicação da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588