Empresas japonesas buscam apoio para ampliação de investimentos no Brasil

null

Crédito: null

Interessados em ampliar os investimentos na área de energia, petróleo e mineração no Brasil, empresários japoneses foram recebidos nesta sexta-feira, 01 de agosto, pelo ministro-interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e pelos secretários da pasta. No encontro, Zimmermann reforçou a importância da parceira entre Brasil e Japão e dos investimentos daquele país na economia brasileira. 

Entre os pedidos dos empresários ao governo brasileiro, na área de Minas e Energia, estão o apoio para a produção de Etanol, a continuidade nos esforços de redução dos custos de energia elétrica, e incentivo às iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na área de exploração de minérios. Zimmermann pediu, aos empresários, que contribuam para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Zimmermann destacou, durante o encontro, empreendimentos que mostram o sucesso na parceria Brasil-Japão, como as atividades da Mitsui, fabricante de maquinário que tem participação nos negócios da Petrobras e da Vale. A Mitsui também foi a primeira empresa japonesa a atuar na área de energia elétrica no País, com participação de 20% na usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO). 

O grupo de empresários japoneses veio ao Brasil para compor a comitiva que acompanha o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que participa de reuniões com a presidenta Dilma Rousseff . Integraram o grupo de empresários o presidente e CEO da Mitsui & Co. Ltd, Masami Iijima; o presidente e CEO da Sojitz Corporation, Yutaka Kase; o presidente da Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd, Michitaka Nakatomi; o assessor executivo da JX Holdings, Inc, Fumiaki Watari, e o presidente da JOGMEC, Hirobumi Kawano.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia