null
Crédito: null
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, acompanha, nesta sexta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita às obras de concretagem da Usina Hidrelétrica Jirau e construção da montagem das turbinas da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. As duas hidrelétricas estão localizadas no Rio Madeira, em Rondônia. A capacidade da usina de Jirau será de 3.300 MW, enquanto Jirau terá potência instalada de aproximadamente 3,2 mil MW.
A primeira turbina da UH Santo Antônio encontra-se em fase de montagem, sendo que serão instaladas 44 turbinas com capacidade, cada uma, de 71,6 MW. As turbinas são do tipo bulbo, usadas quando a força do próprio rio gera energia contínua, sem necessidade de grandes quedas d’água nem de reservatórios extensos.
As obras da usina já geram mais de 11 mil empregos e contam com investimento de R$ 13,5 bilhões, dos quais R$ 6 bilhões serão aplicados até 2010. A previsão é de que a usina entre em pleno funcionamento em novembro de 2015. O empreendimento é considerado referência em hidrelétricas sustentáveis por utilizar tecnologia com melhor eficiência energética e menor impacto ambiental.
Já as obras da usina de Jirau, que estão atualmente em torno de 20% de realização física, consistem na construção simultânea dos muros laterais das margens do rio, duas casas de força e a montagem eletromecânica de 44 unidades geradoras. Ela possuirá 1.975,3 MW médios de energia assegurada e o reservatório terá capacidade em torno de 258 Km².
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588
ascom@mme.gov.br