null
Crédito: null
O mês de agosto trouxe boas notícias para o setor industrial brasileiro ao registrar crescimento do consumo de gás natural. O aumento, de cerca de 270 mil m³/dia em São Paulo, 250 mil m³/dia no Rio de Janeiro e 100 mil m³/dia na Bahia, confirma a tendência de retomada gradual da demanda. Os dados são da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME).
Em relação ao mês de julho, o mercado de gás natural apresentou queda de 2% em razão da redução do consumo na geração de energia elétrica, a despeito do crescimento do consumo em outros setores, especialmente o industrial. No segmento térmico a queda foi de cerca de 1,9 milhões de m³/dia, basicamente no Rio de Janeiro, no Paraná e no Ceará.
A oferta de gás nacional ao mercado apresentou leve crescimento em relação ao mês anterior, fechando agosto com 21,12 milhões de m³/dia. Na Bahia houve queda de 1,54 mil m³/dia na produção de campos de gás não associado e no Rio de Janeiro houve crescimento de 900 mil m³/dia na produção de campos de gás associado. A produção de gás no Espírito Santo permaneceu no mesmo patamar do mês anterior, aproximadamente 1,7 milhões de m³/dia, bem abaixo da média de 2008 que foi de 7,68 milhões de m³/dia.
A importação de gás natural boliviano apresentou queda de 10%, totalizando 22,1 milhões de m³/dia. Para setembro, esse volume deve cair um pouco, devido ao aproveitamento adicional de gás natural associado e do baixo nível de despacho das usinas termelétricas, que em agosto e setembro apresentaram o menor nível de consumo dos últimos anos.
Quanto à queima e perda, houve redução em quase 23% em relação ao mês anterior, confirmando a tendência de aumento do aproveitamento do gás associado produzido nas plataformas que entraram em operação recentemente. A previsão é de que esse volume caia ainda mais em setembro.
No âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destaque para o início da produção de gás natural no Campo Merluza-Lagosta e o início da oferta de gás na Plataforma P-54 (Campo Marlim Sul Módulo 1) e no campo de Marlim Leste – Área de Jabuti. A conclusão do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, no início de outubro, também merece destaque.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588