null
Crédito: null
Cada vez mais pesquisas e perfurações realizadas pelo setor petrolífero confirmam o crescimento da produção de petróleo no Brasil. A constatação é do ministro de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, que afirmou na abertura do 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal que a produção de petróleo do país pode chegar a cinco milhões de barris diários em 2019. “Se hoje nós atingimos a autossuficiência, temos uma forte projeção de chegarmos com o efeito pré-sal a uma produção em torno de milhões de barris de petróleo diários em 2019”, disse.
Zimmermann afirmou que as reservas totais do pré-sal, apesar de ainda não totalmente avaliadas, devem ser de pelo menos 50 bilhões de barris. O ministro lembrou que hoje o país está entre os maiores produtores de petróleo do mundo e afirmou que essa projeção para 2019 pode iniciar uma nova etapa em toda a área. “Isso significa que o Brasil passará a ser exportador de petróleo ou terá capacidade de aumentar o refino”.
Durante o seminário, Zimmermann destacou o papel da Petrobras no que diz respeito à exploração em águas profundas e também o de todas as áreas jurídicas envolvidas com o Marco Regulatório do Pré-sal, como a Casa Civil.
O Primeiro Seminário Brasileiro do Pré-Sal ocorre de hoje até sexta-feira (20), no auditório térreo do MME. Estão previstos debates sobre os novos modelos contratuais e formas de exploração; a nova empresa pública gestora dos contratos de partilha e o papel das empresas, estatais e privadas, já atuantes no mercado; as competências de regulação, fiscalização e formulação de políticas públicas setoriais; dentre outros.
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588
ascom@mme.gov.br