Márcio Zimmermann é o novo ministro de Minas e Energia

null

Crédito: null

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que retornará ao Senado Federal, transmitiu nesta quarta-feira (31) o cargo de ministro ao secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann. 
 

Lobão, que presidiu o  MME, por dois anos e três meses, disse que volta ao Senado com foco nas discussões do pré-sal e que se candidatará novamente ao cargo nas eleições 2010. Para ele, o trabalho desenvolvido no ministério foi uma experiência marcante e singular com conquistas memoráveis e definitivas.” Foi um previlégio servir o país e ajudar a desenvolver todos os projetos do MME“, disse Lobão.
 

Márcio Zimmermann explicou que vai dar proseguimento aos projetos e programas que estão realizados pelo MME. Para ele, eles  são  importantes para o desenvolvimento. “Destaco o programa Luz para Todos, o novo Marco Regulatório da Mineração, a modernização das refinárias, entre outros”, disse.
 

Para Zimmermann, o desafio é continuar implantando projetos  importantes para o crescimento do país e garantir o abastecimento de energia elétrica. “O Brasil está crescendo e o setor elétrico é peça chave no desenvolvimento do país”.
 

Engenheiro Eletricista com 30 anos de experiência no setor, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Zimmermann é empregado da Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. desde 1980.
 

Participou da Comissão Mista Técnica da Itaipu Binacional, representou a Eletrosul no Comitê Diretor do Grupo Coordenador da Operação Interligada (GCOI), foi membro dos Conselhos Diretores do Grupo Coordenador do Planejamento da Expansão do Setor Elétrico (GCPS) e do Comitê Coordenador do Planejamento da Expansão dos Sistemas Elétricos (CCPE), e exerceu a coordenação geral do Grupo Técnico Operacional da Região Norte (GTON/Eletrobrás).
 

Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE).
 

Presidiu os Conselhos de Administração da CGTEE, Cepel, Eletrosul, e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e representa o MME no Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
 

Exerceu vários cargos técnicos e gerenciais na Eletrosul, no Cepel, em Itaipu Binacional, na Eletrobrás, e no Ministério de Minas e Energia. Foi diretor de Produção e Comercialização e diretor técnico da Eletrosul, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e diretor de Engenharia da Eletrobrás.
 

Atualmente é membro do Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), da Petrobras Distribuidora e presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás).
 

Desde janeiro de 2005 no Ministério de Minas e Energia, exerceu a Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), sendo hoje seu membro efetivo. Coordena a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP). Foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e ocupa atualmente o cargo de Secretário Executivo.
 

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588