null
Crédito: null
O processo para a licitação de Belo Monte, umas das usinas hidrelétricas do PAC e aposta do governo para aumentar a geração de energia limpa e renovável, deve ganhar um empurrão ainda nesta semana. O secretário executivo do MME, Márcio Zimmermann, confirmou que a previsão é de que as diretrizes para a realização do leilão sejam divulgadas até o dia 23, sexta-feira. Com potência instalada de 11.233 MW, a usina deverá ser leiloada entre os dias 7 e 20 de dezembro. Após a definição das diretrizes, é que será conhecida a forma de participação da Eletrobrás na licitação.
Para Zimmermann, Belo Monte é uma das melhores opções para a ampliação do parque gerador brasileiro, já que tem grande potência, custo menor e impactos ambientais reduzidos. “Além disso, vai contribuir para a segurança do sistema elétrico com a transferência de energia entre as várias regiões do país”, disse.
O Ibama deve conceder a licença ambiental prévia até o dia 26 de outubro. Com a realização do leilão chega ao fim uma espera que se estende por quase duas décadas. A expectativa é que em 2014 Belo Monte comece a gerar energia para o Sistema Interligado Nacional.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588