Parlamentares mexicanos conhecem modelo energético brasileiro

null

Crédito: null

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, José Antonio Coimbra, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura Filho, receberam uma delegação de 21 senadores e deputados mexicanos, nesta quinta-feira (6), e apresentaram a eles a política energética brasileira.
 

Chefiados pelo presidente do Senado do México, senador Carlos Navarrete Ruiz, os parlamentares queriam conhecer como se estrutura toda a questão regulatória na área de minas e energia, como trabalha a iniciativa privada no setor e quais são os programas do governo brasileiro.
 

O secretário Altino Ventura fez uma apresentação sobre o planejamento e a estratégia brasileira na área de energia, que despertou vivamente o interesse da delegação mexicana.
 

Altino ressaltou que entre as prioridades da política energética brasileira estão as fontes energéticas nacionais, competitivas e ambientalmente adequadas, especialmente a hídrica, buscando a autossuficiência energética com tecnologia nacional. Na apresentação do Plano Decenal, o secretário de Planejamento disse ainda que, até 2030, a matriz energética brasileira se manterá predominantemente renovável.
 

Em resposta às perguntas dos parlamentares do México, o secretário José Coimbra fez um breve resumo do arranjo institucional do Setor Energético descrevendo o relacionamento público – privado na área de energia no Brasil.
 

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588