CMSE cria GT para garantir energia elétrica nas cidades-sede da Copa de 2014

null

Crédito: null

O ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, presidiu, nesta segunda-feira (26), a 84ª reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O Comitê aprovou propostas para a criação de dois Grupos de Trabalho. O primeiro GT tem como base um Termo de Referência da ONS que irá garantir o suprimento de energia elétrica nas 12 capitais que serão as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O segundo grupo foi proposto pela Secretaria de Energia Elétrica (SEE) e irá melhorar as condições de atendimento de energia elétrica no Estado do Acre.

 

O CMSE também se reuniu para avaliar as condições de atendimento do Sistema Interligado Nacional, o SIN. A SEE apresentou um balanço das obras que irão ampliar a geração e transmissão de energia em todo o país. Um dos destaques foi a entrada de 2.378 MW até 23 de julho. Também foram incorporados ao SIN 492 km de novas linhas de transmissão no mesmo período.

 

Durante a reunião, o ONS apresentou avaliação das condições eletroenergéticas de atendimento ao SIN. A análise mostrou que, nos meses de maio e junho, somente a bacia do rio Uruguai apresentou precipitação acima da média histórica. As demais bacias variaram entre a média e abaixo da média histórica.

 

As previsões, devido a situação de neutralidade do oceano pacífico, indicaram o final do fenômeno El Niño e a transição para um episódio de La Niña entre os meses de julho e agosto, que deve perdurar até o final do próximo período úmido. A previsão para o trimestre (de agosto a outubro) indica precipitação de média histórica nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Iguaçu, e próxima da média histórica nas demais bacias do SIN.

 

Com os níveis de armazenamento dos reservatórios nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste em 69,2%; Sul com 82,5%; Nordeste a 66% e Norte com 81,6%, em 22 de julho, os Procedimentos Operativos de Curto Prazo (POCP) não indicaram a necessidade de geração térmica complementar para manter os requisitos de segurança no SIN. O ONS informou ainda que, desde o dia 11 de junho, o suprimento de energia elétrica chega à Argentina por meio de usinas térmicas não despachadas pelo SIN.
Comitê

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi criado pela lei 10.848, de 2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.

A 84ª Reunião Ordinária do CMSE teve a participação das Secretarias Executiva, Energia Elétrica, Planejamento e Desenvolvimento Energético e Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, do MME, e Aneel, ANP, EPE, ONS e CCEE – membros permanentes do Comitê. A ANA também participou do encontro como convidada.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br