MME vai potencializar ações de eficiência energética

null

Crédito: null

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com Eletrobrás e Caixa Econômica Federal, decidiu potencializar ainda mais as ações para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética. Por meio de Protocolo de Cooperação Técnica, os três agentes vão iniciar parceria e planejar, implantar e acompanhar ações voltadas à promoção do uso eficiente da energia elétrica e da água.

O ministro de Minas e Energia e Energia, Edison Lobão, explica que a cooperação vai identificar oportunidades de ação conjunta, percebendo as características e diversidades regionais brasileiras. “Vamos incorporar a isso aspectos técnicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Será um grande impulso na área de eficiência energética.”

A idéia, ainda segundo Lobão, é propiciar o desenvolvimento técnico e institucional dos agentes públicos e privados para consolidar a legislação e a regulamentação do setor de eficiência energética. “Com regras claras e consolidadas vamos conseguir desenvolver cada vez mais esse segmento que é fundamental para o setor elétrico brasileiro”, explicou o ministro.

Para incrementar os futuros projetos de ecoeficiência e dar maior retorno social, MME, Eletrobrás e Caixa vão identificar outras áreas de interesse mútuo, avaliando os critérios de financiamento de instituições públicas e privadas de fomento. “Acreditamos que assim vamos potencializar diversas iniciativas como a etiquetagem de edifícios comerciais, públicos e de serviços, etiquetagem de edificações residenciais e estímulos ao uso de coletores solares para aquecimento de água em moradias”, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura Filho.

A assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica será no dia 22 de julho, às 15h, no auditório térreo do Ministério de Minas Energia.

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588