Lançada no Maranhão a pedra fundamental da maior refinaria do Brasil

null

Crédito: null

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, lançou, na manhã desta sexta-feira (15), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a Pedra Fundamental da Refinaria Premium I, no estado do Maranhão.

 

Localizada no município de Bacabeira, a 60 quilômetros da capital São Luís, a refinaria viabilizará o processamento de 600 mil barris por dia de petróleo nacional – o que a credencia como a maior refinaria do Brasil e a quinta do mundo. Ela também produzirá Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), nafta e querosene de aviação – para abastecer o mercado nacional.

 

A implantação da refinaria no município trará benefícios para a economia local por proporcionar oportunidades de serviços nas fases de construção e montagem. Durante a fase de obras civis – previstas para serem realizadas deste início de 2010 até 2014 – serão mobilizadas aproximadamente 15 mil pessoas. Ao todo, devem ser gerados cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos, e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

 

O início da operação ocorrerá em duas fases: setembro de 2013 e setembro de 2015. O investimento total na refinaria é de aproximadamente R$ 40 bilhões.

 

Também estarão presentes a governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, entre outras autoridades do setor.

 

Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588