null
Crédito: null
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, presidiu, nesta segunda-feira (26), a 81ª reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), a primeira desde que se tornou ministro. O Comitê se reuniu para avaliar as condições de atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). O ministro ressaltou a importância do CMSE e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no planejamento da operação eletroenergética do SIN, assim como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no planejamento do suprimento energético do país.
O ministro destacou que o setor elétrico comemora a viabilização do leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingú. Para Zimmermann, o empreendimento é importante para o suprimento energético do Brasil e para o desenvolvimento da região de Altamira (PA). “Além disso, o preço final de R$ 77,97 MW/h, assegurou a modicidade tarifária”, explicou.
A Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do MME apresentou um balanço das obras de expansão da geração e transmissão em todo o país. Na geração, foi destacada a entrada em operação de 197 MW, no período de 30 de março e 26 de abril, entre pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas térmicas a biomassa e óleo combustível e usinas eólicas. Na transmissão, os integrantes do CMSE foram informados sobre a incorporação ao SIN de 36 km de linhas de transmissão, neste mesmo período.
O ONS apresentou a avaliação das condições eletroenergéticas de atendimento. Pelas análises apresentadas, o fenômeno El Niño permanece atuando, porém com menor intensidade. Os modelos climáticos indicam o seu término no mês de junho. A previsão para o trimestre maio – junho – julho indica uma maior probabilidade de precipitação próxima da média histórica em todas as bacias do SIN. Considerando os níveis de armazenamento dos reservatórios de todos os subsistemas, Sudeste/Centro-Oeste – 82,9%, Sul – 92,4%, Nordeste – 72,9% e Norte – 98,9%, e outros requisitos, as condições do suprimento energético estão asseguradas.
Comitê
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi criado pela lei 10.848, de 2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.
A 81ª Reunião Ordinária do CMSE teve a participação das Secretarias Executiva, Energia Elétrica, Planejamento e Desenvolvimento Energético e Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, do MME, e Aneel, ANP, EPE, ONS e CCEE – todos membros permanentes do Comitê. Também participaram como convidados Eletrobras Furnas, Eletrobras Cepel e ANA.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588