null
Crédito: null
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou na tarde desta terça-feira (19/01), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da inauguração da conversão da usina termelétrica Juiz de Fora (UTE JF), em Minas Gerais, para operar com etanol. A usina, inédita no mundo, faz parte do parque gerador da Petrobras e operava apenas com gás natural, agora é flex-fuel (bicombustível).
A cerimônia contou também com as participações da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli de Azevedo e da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.
O ministro Edison Lobão lembrou que a geração a partir do etanol evita emissões de gases poluentes. “Esta usina termelétrica plantada aqui no coração de Juiz de Fora é o passo inicial de uma grande jornada rumo a este tipo de geração de energia. Estamos, com isso, evitando a poluição que tanto se combate hoje, ao mesmo tempo em que geramos emprego e criamos um novo modo de produzir energia elétrica neste país”, avaliou o ministro.
Para o presidente, a inauguração da conversão trata-se de uma revolução no mercado de energia. “Tínhamos um desafio que era potencializar a utilização do etanol na produção de energia elétrica. A parceria entre a Petrobras e a GE, que já tem capacidade de produção em escala desta turbina que opera com dois tipos de combustível, é uma revolução em energia elétrica”, afirmou.
Lula disse ainda que o País tem ótimas perspectivas na produção desse combustível. “Temos autossuficiência em álcool, além de terra, tecnologia e condições de produzir muito etanol no Brasil, gerando mais emprego, sobretudo agora que a gente conseguiu humanizar o trabalho no campo”, complementou.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, falou do pioneirismo do projeto, lembrando que a turbina convertida é a mesma usada na aviação: “Este é um grande passo, não é um passo trivial. Pela primeira vez temos uma usina termelétrica que pode gerar eletricidade utilizando o etanol como combustível. Há vários anos essa ideia vem sendo desenvolvida”.
Gabrielli apresentou o projeto como uma solução aos desafios atuais: “Esta usina é, portanto, uma usina pioneira na utilização de um combustível renovável, reduzindo os impactos sobre o meio ambiente, respondendo aos desafios que a humanidade enfrenta neste momento que o mundo discute as mudanças climáticas”.
* Com informações da Petrobras
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588