null
Crédito: null
O secretário-adjunto de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), Carlos Nogueira, recebeu, na última sexta-feira (7), a visita do secretário-executivo dos grupos internacionais de estudos de chumbo e zinco, níquel e cobre, Don Smale. Ele veio ao Brasil para apresentar e discutir as principais atividades e produtos dos grupos de estudos de metais não-ferrosos.
Durante a reunião, que contou também com a participação de representantes da SGM, da Assessoria Internacional do MME, e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Don Smale discorreu sobre os principais temas abordados na última reunião desses grupos, que aconteceu entre os dias 26 e 30 de abril, em Lisboa, Portugal.
A SGM vem se empenhando para que o Brasil participe de grupos de estudos internacionais e desde 2002 tem participado de todas as reuniões semestrais desses grupos. Desde 2006, o Brasil é signatário do Grupo Internacional de Estudos do Níquel (GIEN). Em 2008, tornou-se membro do Grupo Internacional de Estudos do Chumbo e Zinco (GIECZ). Agora, a autorização para o país tornar-se membro do Grupo Internacional de Estudos do Cobre (GIEC) depende apenas da homologação do presidente Lula.
A participação do Brasil nesses grupos de estudos criados pelas Nações Unidas é importante sob o ponto de vista das relações intergovernamentais, assim como para atender aos interesses do Setor Brasileiro de Metais Não-Ferrosos. O objetivo é de oferecer esforços para as consultas intergovernamentais regulares sobre o comércio desses bens minerais; realizar estudos sobre a situação mundial; propor soluções para os problemas ou as dificuldades enfrentadas pelos países membros.
Além disso, essas reuniões oferecem oportunidades para contatos comerciais, bem como para a atualização de informações sobre tecnologia, regulamentação de mercados, questões ambientais, reciclagem, planejamento participativo para se atingir o desenvolvimento sustentável, entre outros.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588