Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos, participou de encontro
O Luz para Todos encerrou 2008 com uma série de reuniões regionais para avaliar o andamento do programa em todo o país. Entre novembro e dezembro foram realizados quatro encontros, que avaliam o andamento do LpT nos estados, verificando a atuação dos agentes executores (concessionárias e cooperativas) quanto ao cumprimento das metas. Na ocasião, cada um apresenta o que foi realizado em sua área de concessão, as dificuldades encontradas e as ações que estão desenvolvendo para que os objetivos sejam atingidos.
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos de Araújo, participou da reunião realizada em Belém e destacou a importância dos balanços sobre o programa. “Foi muito importante participar deste encontro e ver de perto as soluções que estão sendo encontradas para que o programa possa avançar”, declarou.
Nos encontros, o diretor do Luz para Todos, Hélio Morito, falou sobre o “Uso Produtivo da Energia”, mostrando as ações que o MME, a Eletrobrás e suas empresas controladas vêm realizando para a construção de Centros Comunitários de Produção – CCPs. Morito falou também sobre o que os agentes executores podem desenvolver para que o LpT não seja só mais um programa de eletrificação rural, mas sim, um programa de inclusão social. “Com ações simples que estimulam a geração de renda, proporcionaremos o crescimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades, possibilitando o acesso a bens e serviços. Como conseqüência, haverá aumento no consumo de energia elétrica, refletindo positivamente no resultado empresarial das concessionárias”, esclareceu.
A primeira reunião, em Fortaleza (CE), discutiu o Nordeste brasileiro. A segunda, em Belém (PA), acompanhou o avanço das obras na região Norte, além dos estados do Maranhão e do Mato Grosso. Já a terceira avaliou a região Sudeste e Goiás, em Vitória (ES). E, finalmente, a reunião em Campo Grande (MS) discutir os avanços na região Sul e no Mato Grosso do Sul. Além do secretário de Energia Elétrica e do diretor do programa, as reuniões contaram ainda com a participação dos coordenadores do LpT, além de representantes da Eletrobrás, Chesf, Eletronorte, Eletrosul e Furnas, das concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5588/5620