Leilão de Biodiesel garantirá a mistura B5

De 30 de agosto a 3 de setembro, será realizado o 19º Leilão de Biodiesel, promovido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O leilão irá negociar 615 milhões de litros, de forma a garantir a mistura B5 (5% de biodiesel no diesel fóssil), iniciada em 1º de janeiro deste ano. A disputa terá 257 lotes, com preço máximo de referência fixado em R$ 2,3200 por litro. 

O volume arrematado representa toda a demanda de biodiesel para essa mistura no último trimestre de 2010. Em relação ao leilão anterior, que negociou 600 milhões de litros, haverá um crescimento de 2,5% no volume comercializado, o que beneficia toda a cadeia produtiva deste biocombustível.

Estão habilitadas a participar do certame 50 usinas localizadas por todo o país. O destaque deste leilão é que pelo menos 80% do volume total arrematado será originado de usinas detentoras do Selo Combustível Social, um certificado concedido pelo governo a empresas que asseguram a participação efetiva da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

A antecipação da mistura B5 – O início da mistura B5, a partir de 1º de janeiro de 2010 (antecipada em três anos), foi uma recente decisão “ad referendum” do presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A ampliação da produção e do uso do biodiesel no Brasil contribui para substituir o diesel importado (um combustível fóssil e mais poluente), além de agregar valor às matérias-primas oleaginosas de origem nacional, com enfoque na inclusão da agricultura familiar.

Assessoria de Comunicação

Ministério de Minas e Energia

(61) 3319 5620/5588
ascom@mme.gov.br