Alto índice dos reservatórios permitiu adoção da medida
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu nesta sexta-feira (9), na primeira reunião de 2009 presida pelo ministro Edison Lobão, pelo desligamento das termelétricas movidas a gás natural, com exceção das usinas Norte Fluminense I e II. A medida foi possível considerando os elevados níveis de armazenamentos atuais dos reservatórios de cabeceiras das regiões SE/CO (FURNAS-90%, Nova Ponte-78% e NE (Três Marias – 81%), o aumento dos níveis das chuvas nas regiões SE /CO, NE e N, em dezembro. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a boa notícia significa que o país “tem segurança no abastecimento”.
Durante a reunião, também foi apresentado um resumo da evolução da expansão da geração e transmissão verificada em 2008 e as perspectivas para 2009, além da avaliação das condições de atendimento eletroenergéticos do Sistema Interligado Nacional (SIN), e a questão da geração térmica complementar.
O Ministério de Minas e Energia apresentou um resumo da expansão de geração e transmissão verificada em 2008 e as perspectivas previstas para 2009, que indicam um volume de obras previstas superiores aos verificados em 2008.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou aos membros do Comitê as condições de atendimento eletroenergéticas do SIN. Os níveis de precipitação ocorridos no mês de dezembro foram bastante superiores à média. A previsão de evolução de afluências indica condições favoráveis para elevação do armazenamento dos principais reservatórios do sistema.
Mantidas as projeções atuais, ficam asseguradas as condições de segurança de suprimento ao SIN, sem necessidade de despachos térmicos complementares, devendo continuar-se acompanhando a evolução das condições hidroenergéticas.
Ficaram mantidas em operação apenas as usinas térmicas despachadas por ordem de mérito de custo, por inflexibilidade e por razões elétricas, conforme estabelecido no modelo do setor elétrico.
Comitê
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi criado pela lei 10.848, de 2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional.
A 65ª Reunião do CMSE teve a participação das Secretarias Executiva, Energia Elétrica, Planejamento e Desenvolvimento Energético e Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, do MME, Aneel, ANP, EPE, ONS e CCEE.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 33195620/5588