Ações integradas promovem geração de renda aos índios Terena
A chegada da energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos às aldeias do município de Dois Irmãos, no Mato Grosso do Sul, permitiu aos índios Terena desenvolverem uma nova atividade econômica. Em novembro de 2008, os índios inauguraram galpões para a criação de frangos.
A cerimônia contou com a presença do diretor nacional do LpT, Hélio Morito; do prefeito, Osvane Ramos; do coordenador estadual do programa e representante da Eletrosul, Celso Marlei; de representantes da Funai e lideranças de todas as aldeias Terena do município.
Criação de frangos
A avicultura nas aldeias Terena Água Azul, Barreirinho, Buriti, Olho D’água, Oliveiras e Recanto foi uma iniciativa da Eletrosul, que aproveitou o Sistema de Ações Integradas do Governo Federal, com o Luz para Todos, para dar condições de geração de trabalho e renda às comunidades indígenas beneficiadas com energia elétrica.
No projeto, a empresa entrou com o aporte financeiro e contou com a parceria da Associação Buritiense dos Criadores de frango caipira (ABCF), responsável pela capacitação dos índios; e da prefeitura de Dois Irmãos do Buriti, que garantiu a assistência técnica, por intermédio da Secretaria de Agricultura.
Nos galpões, construídos pelos próprios índios, serão criados três mil frangos, quinhentos por aldeia, da raça Label Rouge, conhecidos como “pescoço pelado”, espécie escolhida por ser um animal rústico e não exigir cuidados especiais. Os índios estão animados com as possibilidades de avanço econômico e social que a nova atividade trará para as aldeias.
As ações integradas do LpT têm como objetivo a articulação institucional com diversos órgãos e entidades para viabilizar projetos de uso produtivo da energia elétrica, como elemento indutor do de desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5588/5620