Habilitados projetos que participarão do Leilão A-3

null

Crédito: null

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 25 projetos de geração de energia elétrica para participar do Leilão A-3/2009, que acontecerá no próximo dia 27 de agosto. Entre os empreendimentos habilitados estão usinas termelétricas (UTE) movidas a gás natural, bagaço de cana-de-açúcar e capim elefante, além de pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Os projetos tiveram aprovadas todas as habilitações técnicas necessárias para entrarem na concorrência. O objetivo da concorrência é atender ao mercado das empresas distribuidoras de energia a partir de 2012.

 

A capacidade instalada dos empreendimentos habilitados tecnicamente soma 2.252 megawatts (MW).  Somente as térmicas a gás natural somam sete empreendimentos com capacidade de 1.775 MW, sendo seis deles projetados para o estado do Espírito Santo. Já a maior parte das oito usinas movidas a bagaço de cana, com 336 MW de potência, está prevista para São Paulo.

 

A energia proveniente de pequenas centrais hidrelétricas será objeto de Contratos de Comercialização de Energia em Ambiente Regulado (CCEAR), na modalidade quantidade de energia, com duração de 30 anos. Já a energia proveniente de outras fontes será objeto de CCEAR na modalidade por disponibilidade de energia, com duração de 15 anos. O preço-teto foi definido em R$ 144,00 por megawatt-hora (MWh) para empreendimentos de fonte hídrica e de R$ 146,00 por MWh para usinas de outras fontes.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588