null
Crédito: null
O mercado de gás natural apresentou, em fevereiro de 2010, o maior volume registrado desde janeiro de 2009. Foi apontado um crescimento de 13,6% em relação ao mês anterior, chegando a 51,28 milhões de m³/dia. Esse aumento se deu basicamente no consumo térmico dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e no consumo industrial dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Para atender ao aumento da demanda, a oferta de gás nacional cresceu 4,5% (+ 1,08 milhões de m³/dia), fechando o mês em 24,81 milhões de m³/dia. A importação também cresceu 24,9%, totalizando 27,3 milhões de m³/dia, volume este que deverá cair para 25,5 milhões de m³/dia em março de 2010, em razão da redução do consumo térmico.
Produção
Em relação à produção de gás natural, registramos crescimento de 3,4%, fechando o mês em 60,53 milhões de m³/dia. Na região Nordeste, houve recuperação da produção de gás não associado no Rio Grande do Norte e queda nos volumes de gás associado no Ceará. Na região Sudeste, houve crescimento na produção de gás não associado no Espírito Santo e de gás associado no Rio de Janeiro.
Parte do aumento da produção, especialmente de gás associado na Bacia de Campos, não foi aproveitada em razão de procedimentos de manutenção nos sistemas de escoamento de gás de algumas plataformas de produção. Em razão disso a queima cresceu, mas deve recuar novamente nos próximos meses. O consumo das unidades de E&P cresceu 2,1% em relação a janeiro e a reinjeção apresentou queda de 8,8%, fechando o mês em 11,66 milhões de m³/dia.
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588