null
Crédito: null
O Sistema Interligado Nacional (SIN) teve sua estrutura de transmissão referente à rede básica expandida em 1.249,4 km, em 2014. Os dados consolidados pela Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia apontam ainda que a capacidade de transformação atingiu 2.451 MVA.
Uma das ações importantes neste processo foi a entrada em operação do trecho LT Jardim / Penedo. A obra, de responsabilidade da empresa Eletrobras Chesf, proporcionou um acréscimo de 110 km, aumentando a confiabilidade do sistema elétrico.A linha interliga a subestação Jardim, localizada na cidade Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe, a SE Penedo, situada no município de Penedo, estado alagoano.
Outra inciativa foi a integração do sistema elétrico da cidade de Manaus (AM) com a Transmissora de Energia Lechuga /Jorge Teixeira, da empresa Eletrobrás Eletronorte.
O SIN também ultrapassou a capacidade de transformação das Subestações. A Subestação Uberaba na cidade de Curitiba (PR) ganhou dois transformadores que permitiram uma maior confiabilidade no atendimento às suas cargas, eliminando eventuais sobrecargas e aumentando a capacidade de atendimento. A Subestação Bandeirantes, da empresa Eletrobrás Furnas, na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), e a Subestação São Gotardo da empresa SGTE, na cidade de São Gotardo (MG), ganharam um banco de autotransformadores monofásicos que aumentará a capacidade de suprimento das regiões. A Subestação de Maçambara, na cidade de Maçambara (RS), a Sobral II, na cidade de Sobral (CE), e a Subestação Porto Alegre, na cidade de Porto Alegre (RS), receberam um transformador para melhorar qualidade e segurança das cidades.
Planejamento 2014
Segundo levantamento da Secretária de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, entre o período de 2011 à 2014, a evolução da extensão da rede básica do SIN foi de 14.543,26 quilômetros.