Blecautes no Rio: Light e Ampla dão explicações

null

Crédito: null

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião realizada nesta terça-feira (16), pediu às diretorias da Light e Ampla – distribuidoras de energia do estado do Rio de Janeiro – informações e providências tomadas sobre os problemas de fornecimento de energia elétrica no estado. As empresas alegaram que a série de interrupções recentes no estado foi provocada, principalmente, pelas chuvas intensas dos últimos meses. O crescimento do consumo, devido às altas temperaturas registradas no verão, e o roubo constante de equipamentos também foram apontados como causa das quedas de energia.

 

As distribuidoras apresentaram os investimentos que estão previstos para garantir melhoria à qualidade do atendimento. A Ampla garantiu ao ministro que investiu nos últimos cinco anos R$ 970 milhões em sua rede. Segundo a distribuidora ainda estão previstos somente para este ano outros R$ 200 milhões para melhorar a qualidade do serviço.
 

Os diretores da Light garantiram ao ministro que a companhia já está tomando algumas providências emergenciais e outras a médio e longo prazo para evitar que os problemas voltem a ocorrer. Entre as medidas já em curso estão o reforço das equipes, instalação de geradores para minimizar os impactos das interrupções dos grandes clientes, investimentos em distribuição e aprimoramento dos procedimentos de operação e manutenção de suas redes subterrâneas.
 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  intensificará a fiscalização e continue acompanhando o caso de perto e que, se necessário, aplique as sanções que a lei recomenda.  
 

Também participaram da reunião o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, o secretário-adjunto, Francisco Romário Wojcicki, o secretário de Energia Elétrica, Josias Matos de Araújo, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura Filho, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Nelson Hubner, o presidente da Light, Jerson Kelmann, o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, e diretores das duas distribuidoras.

 

Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588