null
Crédito: null
A diretoria da Companhia Energética de Brasília (CEB) explicou ao ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em reunião nesta terça-feira (6), as ações que estão sendo tomadas para evitar desligamentos como os ocorridos nas últimas semanas no Distrito Federal. O diretor-geral da companhia, Paulo Victor Rada, explicou que o crescimento do mercado e roubo de cabos no sistema subterrâneo foram responsáveis pelos desligamentos. Ele garantiu ao ministro que já existe uma força-tarefa na empresa e que investimentos de R$ 100 milhões já estão em curso. “Nosso sistema já está passando por uma série de reparos. Vamos aportar todos esses recursos na distribuição”.
O ministro destacou que o MME, como poder concedente, está acompanhando os acontecimentos atentamente. “Cada um deve fazer o seu papel. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regula e fiscaliza o setor e o ministério formula as políticas públicas e acompanha os acontecimentos”, disse.
Márcio Zimmermann sugeriu que a companhia faça um plano de investimentos para melhorar o sistema e garantir um serviço de qualidade à população do DF. “Vamos conversar com a Aneel e com todas as distribuidoras que apresentarem problemas. Estamos de portas abertas para ouvir e apoiar as distribuidoras a melhorar seus serviços”, explicou Zimmermann.
O ministro fechou a reunião afirmando acreditar que a CEB tem condições de reverter o quadro de problemas na distribuição e disse acreditar numa solução rápida para o equacionamento da questão. “Tenho absoluta certeza que a questão será resolvida. Esperamos que as ações tomadas pela empresa resultem em melhorias no sistema e que a população não seja mais prejudicada”, afirmou.
Também participaram da reunião o secretário de Energia Elétrica do MME, Josias Matos de Araújo, os diretores do MME, Marcos Franco e Ricardo Suassuna, os assessores da Secretaria Executiva, Willian Rimet e Ticiana Freitas, e os diretores de Gestão da CEB, Paulo Afonso Teixeira, de Comercialização, Carlos Antônio Leal, e de Engenharia, Hamilton Naves.
Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588