Brasil assina acordo em energia comMoçambique

null

Crédito: null

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Márcio Zimmermann, e o ministro de Energia de Moçambique, Salvador Namburete, assinaram, nesta terça-feira (15), memorando de entendimento relativo à cooperação bilateral no domínio de energia. Os dois governos irão cooperar no desenvolvimento de ações relativas à elaboração e execução de estudos, projetos e programas.

 

A assinatura do memorando resulta dos entendimentos alcançados em Junho de 2009, quando o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, veio ao Brasil.

 

O memorando visa impulsionar a materialização de projetos energéticos em Moçambique, com destaque para a mobilização de financiamento para projetos da linha de transmissão de energia elétrica Tete/Maputo. Os dois países podem fazer intercâmbio de técnicos que poderão participar de diferentes construções de transmissão de corrente contínua e alternada.

 

Além dos ministros dos dois países, participaram da assinatura do termo, pelo MME, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura Filho, o secretário de Energia Elétrica, Josias Matos de Araújo, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Marco Antônio Martins Almeida, o assessor especial Rubem Barbosa. O subsecretário-geral para Assuntos de Energia do MRE, embaixador André Amado, o subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do MRE, André Aranha Côrrea do Lago, o presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz, e o superintendente de operações no exterior da Eletrobras, Sinval Gama, também fizeram parte da delegação brasileira.

 

Pela delegação de Moçambique participaram o presidente do Conselho de Administração da Eletricidade de Moçambique, Manuel Cuambe, o assessor jurídico do ministro, Ilídio Bambo, e a chefe do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Energia, Laura Valente Nhancale.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588