null
Crédito: null
mailto:pdgmt2010-2030@mme.gov.br subject=Plano%20Duo-Decenal%20de%20MInera%C3%A7%C3%A3o%202010-2030
Intitulada de “P, D & Inovação Tecnológica na Mineração e Transformação Mineral”, a quinta oficina do Plano Duo-Decenal de Mineração (2010-2030) aconteceu nesta quinta-feira (3), no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME).
O debate sobre esse assunto é de extrema importância para o setor. Para o secretário Cláudio Scliar, as inovações tecnológicas auxilia no aproveitamento dos recursos minerais e consequentemente traz uma perspectiva mineral positiva. “O Brasil tem um conjunto de linhas de apoio e fomentos como centros de pesquisa, no intuito de resolver questões de uma forma mais ampla. As inovações tecnológicas tem que se tornar realidade no setor, por isso colocamos esse tema em discussão”, explica Scliar.
Segundo o secretário, a quinta oficina é o primeiro passo necessário para a resolução de qualquer problema no âmbito dos vários segmentos da mineração. “Já detectamos o problema, então vamos resolvê-lo”, destaca. As inovações tecnológicas diminuiriam o número de mortes por acidente de trabalho no setor, além de haver um maior aproveitamento de determinados minérios, como a mica, além dos rejeitos.
Na reunião foram apresentadas a metodologia utilizada para a elaboração do Plano Duo-Decenal (PDGMT 2010-2030), a revisão dos planos anteriores e as diversas ações em fase de realização pela SGM, como os estudos do Projeto de Assistência Técnica ao Setor Energético (Estal) e os relatos das várias oficinas já efetivadas. Essas e outras ações fornecem a base para o desenvolvimento dessa ferramenta que direcionará o setor por duas décadas.
Os participantes de cada oficina são escolhidos de forma a permitir uma expressiva representatividade do setor, com membros das empresas de mineração, dos setores governamentais, da sociedade civil e da academia, entre outros. Os relatos de cada oficina estão disponíveis no site da SGM. Vale enfatizar que o PDGMT-2010-2030 requer a colaboração de todos, portanto, contribua enviando comentários, críticas e sugestões. Envie aqui sua contibuição.
Cenários
O processo de elaboração do PDGMT-2010-2030 requer também a construção de cenários que serão fundamentais para nortear as estratégias, diretrizes e as grandes linhas que orientarão a política mineral brasileira nos próximos anos. Na terça-feira (1), os representantes da SGM, responsáveis pela elaboração dessa ferramenta, se reuniram com especialistas em cenarização para ver a melhor forma de trabalhar com essa ferramenta no plano.
Segundo Elimar Nascimento, professor da UnB, é importante os atributos de abordagem por cenários, porque “há a possibilidade de explorar o futuro com múltiplos cenários, que dão visão retrospectiva, que auxiliam no cenário de referência e na elaboração de uma ferramenta que mostra o diagnóstico atual, possibilitando alternativas para o futuro”.
Ministério de Minas e Energia
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
(61) 3319-5476