null
Crédito: null
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, visitam, nesta quarta-feira (29), as obras de modernização da Refinaria Landulpho Alves- Mataripe (RLAM), localizada no município de São Francisco do Conde, na Bahia.
Ao completar 60 anos, a refinaria tem um plano de investimento de US$ 2,54 bilhões no período 2010/2014. O volume financeiro servirá para colocar em operação novas unidades industriais para produzir combustíveis menos poluentes.
As reformas incluem três carteiras de projetos: diesel, gasolina e vapor (caldeiras). A carteira de diesel já possui obras em andamento e visa a produção de combustível com baixo teor de enxofre, conforme especificado nas normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Uma nova unidade de Hidrotratamento (HDT) está prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2011 e terá capacidade de processar 8.500/m³ de diesel por dia.
A carteira de gasolina compreende um projeto composto por duas unidades de hidrodessulfurização (HDS), uma de geração de hidrogênio (UGH) e dois sistemas de tratamento efluentes e água. Todos os projetos estão em fase de construção e montagem. A previsão é que comecem a operar no segundo trimestre do ano que vem, com capacidade de processamento de 8.000m³ por dia.
Em relação à carteira de vapor, já foram instaladas duas novas caldeiras na RLAM, sendo que cada uma possui capacidade de produzir 200 toneladas/h. Esse volume garantirá o suprimento de vapor às novas unidades.
As carteiras têm a meta de melhorar a qualidade da gasolina e do óleo produzidos. Aos poucos o mercado está incluindo óleo diesel com 50 ppm de enxofre. O objetivo é que até 2013 o valor caia para 10 ppm. A partir de 2014, a gasolina comercializada deverá conter, no máximo, 50 ppm de enxofre. Hoje, o diesel e a gasolina comercializados possuem, respectivamente, 500 e 1000 ppm de enxofre.
Nos projetos citados, a Petrobras investirá R$ 2,9 bilhões até junho de 2011. Ao todo, as obras geraram aproximadamente 32 mil empregos diretos e indiretos e, atualmente, empregam 8.400 trabalhadores.
*com informações do Blog do Planalto
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319-5620/5588
ascom@mme.gov.br
twitter: @Minas_Energia