Brasil é destaque em ranking mundial de usinas nucleares

veja a tabela). No acumulado de 2010 a 2012, o Brasil ficou em quarto lugar. Essa análise mede a produção efetiva de uma usina em relação à sua capacidade máxima durante um período determinado. 

O desempenho obtido só confirma os resultados já divulgados, no início do ano, pela Eletrobras Eletronuclear. Nos últimos três anos, Angra 1 e Angra 2 bateram recorde de produção. As duas usinas fecharam o ano de 2012 gerando, juntas, mais de 16 milhões de MWh – a melhor marca da história da Central Nuclear de Angra dos Reis.

Sobre a Eletronuclear

Subsidiária da Eletrobras, a Eletronuclear é a responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), com potência total de 1990 MW. Hoje, a geração nuclear corresponde a 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro.

Pelo terceiro ano seguido, as usinas nucleares brasileiras bateram recorde de produção. Angra 1 e Angra 2 fecharam o ano de 2012 gerando, juntas, mais de 16 milhões de MWh  – a melhor marca da história da Eletronuclear. Angra 3, que está em construção, será a terceira usina da Central. Quando entrar em operação comercial, em 2016, a unidade (com potência de 1.405 MW) será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano – energia limpa, segura e suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.

*Com informações da Eletronuclear