Luz para Todos leva energia a 480 moradores de Tupé

Projeto alia preservação histórica e desenvolvimento econômico

Mesmo depois do diagnóstico da Manaus Energia de que não seria possível instalar os postes de rede elétrica na Agrovila Tupé, na zona rural de Manaus, em novembro de 2008, o Programa Luz para Todos conseguiu levar energia aos 480 moradores da região. O local é área de preservação arqueológica de culturas indígenas antepassadas e, por isso, o processo só foi possível com o apoio de arqueólogos da Universidade Federal de Manaus (Ufam) e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

No decorrer de dois anos, os técnicos do LpT na concessionária, junto com geólogos e representantes do Iphan, estudaram cada colocação de postes e fios, para que nenhum item fosse perdido. Quando encontrávamos resíduos históricos, o local era catalogado, o poste desviado e assim a instalação foi realizada sem problemas, explicou Robson de Bastos, coordenador do Comitê Estadual do LpT. Segundo ele, a experiência serviu de aprendizado e possibilitará levar energia a outras localidades da zona rural com as mesmas características da Agrovila, como Julião, Comunidade do Tatu, Livramento e Colônia Central.

Com a chegada da rede, os parceiros do programa LpT envolvidos no processo começam a desenvolver na região um projeto de sustentabilidade consciente para implantação de ações que irão gerar emprego e renda. Entre os agentes estão a Prefeitura de Manaus, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação; o Inpa, Incra, a Secretaria Estadual de Saúde, a Escola Agrotécnica e a Fetagri.

Como a Agrovila é próxima da capital amazonense, as ações envolvem o estímulo ao ecoturismo, capacitando os barraqueiros que trabalham nas praias do rio Negro; o incentivo às atividades de confecção de bijuterias com sementes e à reciclagem de papel e papelão; além da formação de condutores de turismo para mostrar as belezas naturais e os sítios arqueológicos da região.

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588