Em: 03/03/2015 às 16:04h por

Na tentativa de resolver a crise financeira das distribuidoras de energia em 2015 com aumentos tarifários têm gerado preocupação nas próprias empresas com uma eventual redução do consumo ou até mesmo com o aumento da inadimplência dos consumidores. De acordo como presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Nelson Leite, não se sabe qual vai ser a resposta do mercado ao aumento de preços, mas há uma preocupação que é o reequilíbrio da Parcela B.

“As empresas estão a caminho de uma solução para a maior parte dos problemas da chamada Parcela A da tarifa, que inclui as despesas com a compra de energia, principal causa do endividamento do setor; encargos e tributos”, afirmou Leite ao chegar para reunião com o ministro Eduardo Braga no Ministério de Minas e Energia. Ele diz ainda que essa solução virá com o repasse imediato de custos ao consumidor via tarifa, por meio dos mecanismos de bandeiras tarifárias e de revisão tarifária extraordinária.

O não pagamento da energia consumida pelos consumidores ou uma possível retração de mercado são questões que causarão preocupação futuras por afetarem o faturamento das empresas. “Está muito recente para a gente avaliar isso”, afirmou Leite, lembrando que as contas resultantes dos primeiros aumentos começam a chegar para o consumidor.