Em: 06/11/2014 às 15:53h por Jornal da Energia

As distribuidoras de gás natural e Federações das Indústrias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reunirão nesta quinta-feira (06/11) com lideranças do Ministério de Minas e Energia em Brasília. Em pauta estará a delicada situação de falta de suprimento enfrentada pela Região Sul, abastecida há 15 anos exclusivamente pelo Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol).

A TBG, empresa que administra o Gasbol, apresentará cenários tarifários para a repotencialização do gasoduto, uma das soluções atualmente discutidas para aliviar a escassez de gás na região. As empresas Gás Energy e Chemtech exibirão números de um novo estudo de demanda para Região Sul realizado a pedido do Ministério. Petrobras e ANP, por sua vez, exporão estudos referentes à regulamentação e tributação do swap (permuta), prática adotada entre distribuidoras para ampliação de suprimento.

Cósme Polêse, Presidente da SCGÁS, espera das autoridades do MME providências para a grave situação enfrentada pela Região Sul. “Trata-se de um cenário perto do limite. Esperamos que esse novo estudo possa contribuir com o planejamento do Ministério para atender às demandas da nossa região por essa energia limpa e competitiva e evitar o cancelamento de investimentos e o crescimento produtivo da nossa região”, avalia.