Em: 29/10/2014 às 16:27h por Jornal da Energia

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) reúne o vice-presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Paulo Cezar Tavares, e o ex-conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luciano Freire, para discutir o legado e as perspectivas do setor energético para o próximo governo. A mesa redonda acontecerá durante o lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência no dia 4 de novembro, terça-feira, às 8h30.

“O Tribunal de Contas da União (TCU) acabou de divulgar um relatório que confirma o que já discutíamos no COBEE de 2014, de que as consequências da crise do setor elétrico seriam sentidas por uma década. Segundo o TCU, o desconto de 20% na conta de luz, dado pelo Governo Federal, será anulado até o fim de 2015 por conta do repasse de R$ 61 bilhões às tarifas. Essa situação impacta diretamente no custo, produtividade e competitividade das indústrias e empresas nacionais. Por isso é tão importante discutir qual o real legado do setor energético para o próximo governo e quais as possibilidades de atenuação da crise”, explica o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar.

Ainda de acordo com Aguiar, a crise hídrica, tema que também terá destaque no 12º COBEE, será outro grande desafio uma vez que os problemas de estiagem e abastecimento têm atingido diversas partes do País. A população e diversos setores da economia tem sentido esta crise, como por exemplo o segmento de mineradoras de menor porte que já enfrentam a possibilidade de escassez de água e energia e não contam com capital para investir em projetos de autoprodução.