A Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, está investindo R$ 2 milhões para garantir inovação tecnológica ao seu sistema de proteção de barras – responsável pela distribuição da potência gerada para as linhas de transmissão de energia.
O contrato foi firmado com a SEL (Schweitzer Engineering Laboratories), empresa especializada em proteção e automação de sistemas elétricos, que realizará a substituição e atualização dos painéis para proteção de barras em 500kV. O objetivo é substituir o antigo sistema por dispositivos inteligentes digitais, capazes de identificar e minimizar erros e consequente colapso do sistema elétrico. O projeto se estende até 2017.
De acordo com o Superintendente de Engenharia da Itaipu, Jorge Habib Hanna El Khouri, a atualização é preventiva e tem o objetivo de substituir as proteções eletromecânicas das barras de 500 kV que já estão no fim da vida útil. Habib afirma que um dos grandes desafios é cumprir o rigoroso planejamento para substituições dos relés anteriores na forma e tempo programado. “Os esforços preliminares para liberação da barra para substituição da proteção exigem um grande trabalho de coordenação com várias instituições”, afirma.
A expectativa, segundo ele, é que o novo sistema contribua de modo positivo com os altos índices de disponibilidade e confiabilidade que a hidrelétrica tem mantido ao longo do tempo. O retrofit integra o plano de atualização que reúne as intervenções precisas em unidades geradoras, transformadores e serviços auxiliares.