A Comerc, gestora independente de energia elétrica, e a Gas Energy, consultoria brasileira na área de gás natural, anunciam a criação da empresa Comerc Gás, cujo objetivo inicial é oferecer serviços de gestão do consumo de gás natural para a indústria e, no longo prazo, comercializar o insumo no mercado livre de gás natural a partir da oferta oriunda da expansão da produção do gás no pré-sal e da exploração onshore.
“Estamos apostando no desenvolvimento deste mercado livre nos próximos três anos, e nossa missão é preparar o futuro consumidor livre de gás natural e contribuir com a regulação deste mercado”, destaca Pedro Franklin, diretor da Comerc Gás. A empresa estima um crescimento de 40% para o mercado industrial de gás natural nos próximos cinco anos, com a comercialização de mais de 40 milhões de metros cúbicos por dia. Atualmente, o consumo gira em torno de 29 milhões de metros cúbicos por dia.
Hoje não há consumidores livres de gás natural no país, embora existam leis estaduais que permitam o desenvolvimento desse mercado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e Maranhão. A expectativa é que, com o pré-sal, se origine uma sobreoferta de gás natural e, por consequência, o surgimento de novos gasodutos de transporte que levem o insumo até as distribuidoras estaduais.