Em: 26/09/2014 às 16:43h por Jornal da Energia

Clique para ampliar

Em setembro, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires deu início ao processo de descida e instalação do primeiro rotor de gerador da UHE Teles Pires. Este componente é unido à roda da turbina que ao receber a água do rio Teles Pires dará início aos movimentos giratórios que criam um campo magnético e induz a corrente elétrica para o estator. Essa carga elétrica será transferida pela rede elétrica e distribuída para as fábricas, residências e outras unidades consumidoras.

É a maior peça em dimensão e peso da unidade geradora, com cerca de sete toneladas, 2,6 metros de altura e 16,5 de diâmetro. A operação de descida durou cerca de quatro horas e meia e envolveu dezenas de profissionais. Para fixar o rotor foram necessárias duas pontes rolantes com capacidade de carga de 450 toneladas cada. De acordo com o gerente técnico da UHE Teles Pires, Túlio Machado, a instalação do equipamento significa um grande avanço, pois caracteriza os estágios finais da montagem eletromecânica da primeira unidade geradora.

Após a descida, foi iniciado o trabalho de ajuste no poço do gerador com a interligação de 96 polos do rotor ao sistema de excitação da máquina. A previsão é que até abril de 2015 as cinco unidades de geração da Casa de Força da usina recebam os rotores dos geradores.

A fabricação do rotor durou cerca de dois meses. Por conta da sua dimensão, a peça foi transportada da fábrica da Voith em abril deste ano até o canteiro de obras da usina, em Paranaíta, em quatro partes separadas. Com a chegada ao pátio de montagem, as equipes iniciaram o trabalho de soldagem e instalação dos componentes principais, além de todo o preparo para descer a peça no poço da Casa de Força.