O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reviu há pouco a projeção do consumo de energia em junho, passando de 61.297 megawatts (MW) médios para 60.994 MW médios. Com a mudança, o órgão, que anteriormente previa um aumento de 0,2% do consumo de energia em junho, ante igual período de 2014, passou a estimar uma queda de 0,3%, na mesma comparação.
No relatório, o ONS não indicou as razões para a previsão da queda do consumo. O detalhamento da previsão deve ser divulgado em um novo relatório, no fim do dia.
O ONS também apresentou ligeira piora na previsão de nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, no fim de junho, passando de 36,6% para 36,5%. A nova previsão é exatamente igual ao nível atual de armazenamento das hidrelétricas das duas regiões.
O órgão enxergou melhora nas previsões de armazenamento no Nordeste e Sul. Para o Nordeste, o ONS elevou, de 24,3% para 24,6%, a expectativa de estoque nos reservatórios no fim do mês. Para o Sul, o aumento foi de 47,5% para 53,7%.
O operador, no entanto, reviu para baixo a previsão de nível de armazenamento dos reservatórios do Norte no último dia de junho, passando de 81,5% para 80,6%.
(Valor)