A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação comercial e em teste de usinas eólica, fotovoltaica, hidrelétrica e CGH. A decisão consta em despacho publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) desta terça-feira (5/8).
Para operação em teste, a agência liberou a unidade geradora 1, de 123,3MW, da hidrelétrica Santo Antônio do Jari. O empreendimento localizado na divisa dos estados do Pará e Amapá, entre os municípios de Almeirim e Laranjal do Jari, é composto com três unidades geradoras totalizando 370MW, e pela casa de força complementar, com uma unidade com potência de 3,4MW.
Também recebeu o aval da agência eólica Faísa V. As turbinas liberadas foram a de 2 a 11, de 2,1MW cada. O parque está instalado na cidade de Trairí, Ceará. A usina faz parte do complexo eólico Faísa, de 136,5MW.
As unidades geradoras 2 e 3, de 0,25MW, e 4, de 0,5MW, da usina fotovoltaica Alto do Rodrigues, também obtiveram a liberação da Aneel para teste. A planta está localizada em município homônimo, no Rio Grande do Norte.
Já para geração comercial, em Santa Catarina, a agência reguladora autorizou a CGH Treze de Maio a operar a UG1 de 3MW.