Senadores da Região Norte discutem investimentos no setor elétrico

Crédito: Layse Lacerda

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu na tarde desta terça-feira, 28 de abril, senadores da bancada da Região Norte, interessados em discutir os problemas do setor elétrico em seus Estados, em conhecer os investimentos que estão sendo realizados, e em participar da busca de soluções para o setor.

Foi uma reunião importante, onde nós prestamos conta do nosso planejamento estratégico, dos ajustes que estamos fazendo e, mais do que isso, mobilizamos uma bancada que representa um número expressivo de senadores para que possamos resolver, por exemplo, a questão da prioridade para os projetos estruturantes na Constituição brasileira, avaliou o ministro.

Segundo Braga, essa prioridade aos projetos estruturantes dará à Amazônia um salto de qualidade na infraestrutura elétrica, viária, de ferrovias, entre outros. A BR-319, por exemplo, continua sendo um desafio até hoje para o Amazonas, porque nós não a tratamos como um projeto estruturante. Portanto, nós estamos convencidos de que, com o apoio da bancada da Região Norte no Senado, poderemos dar passos importantes, afirmou.

Uma das prioridades na região é a expansão das linhas de transmissão e o aumento das conexões com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo Braga, até 2018, com a interligação de Boa Vista, menos de 1% da energia elétrica consumida no País estará fora do SIN.

Uma preocupação comum dos senadores foi em aumentar o ritmo de instalação do programa Luz para Todos em seus Estados. Braga mostrou que, até 2018, serão feitas cerca de 120 mil novas ligações, atingindo pontos isolados. Para isso, estão sendo definidas soluções variadas que atendam as necessidades específicas de cada localidade. A energia solar deverá estar presente na maioria delas, associada a alguma outra fonte de geração descentralizada.

O ministro esclareceu, no entanto, que após o término do programa as distribuidoras continuarão com a obrigação de manter a busca ativa e encontrar as comunidades que estejam cada vez mais isoladas, e que hoje não aparecem nos mapeamentos de demanda. Para isso, tem a legislação, que vai ser reforçada com a renovação das concessões, argumentou.

Participaram da reunião os senadores:  Gladson Cameli (PP/AC), Jorge Viana (PT/AC), Omar Aziz (PSD/AM), Sandra Braga ( PMDB/AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Ivo Cassol (PP/RO), Valdir Raupp ( PMDB/RO), Angela Portela (PT/PR), Donizete Nogueira (PT/TO).

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588