Fiscalização dos serviços públicos de energia elétrica em 1998

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA A IMPRENSA

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL deverá fiscalizar todas as concessionárias de geração e de distribuição de energia elétrica até o final do ano. Neste esforço, está utilizando recursos e pessoal próprio e contará, também, com a colaboração de agências reguladoras estaduais, universidades e empresas contratadas, que trabalharão sob orientação da ANEEL.
A fiscalização abrange não apenas os aspectos técnicos e de prestação de serviços da geração e da distribuição, mas também o acompanhamento do desempenho econômico-financeiro das concessionárias. Neste particular, em 1998 já foram fiscalizadas a ESCELSA, a LIGHT e a CERJ.
A inspeção das concessionárias de geração inclui 425 hidrelétricas e 428 termelétricas, pertencentes a 71 empresas, distribuídas por todo o território nacional, com diferentes características e operando em regimes distintos, isoladas ou interligadas aos sistemas elétricos regionais. Dessas, já foram fiscalizadas, até 14 de setembro, 116 hidrelétricas e 113 termelétricas. Encontram-se em construção e também são objeto de fiscalização periódica 16 centrais hidrelétricas e uma termelétrica
Em 1998, já foram fiscalizados pela equipe técnica da ANEEL os serviços de distribuição de eletricidade das empresas LIGHT, CERJ, ESCELSA, COSERN, ENERGIPE, SULGIPE e ENERSUL. Encontra-se em fiscalização a CEAL, e as próximas empresas a serem visitadas são a CEB e a COELCE.
A Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo vai contribuir fiscalizando 13 empresas de distribuição. Onze Universidades, supervisionadas pelo corpo técnico da ANEEL, também deverão colaborar na inspeção de outras 32 concessionárias.