Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – fiscalizará todas as concessionárias de serviços públicos de geração e de distribuição de energia elétrica até o final do ano. Neste esforço, está utilizando recursos e pessoal próprio e conta, também, com a colaboração de agências reguladoras estaduais, universidades e empresas contratadas, que trabalharão sob a sua orientação.
Esse trabalho de fiscalização da totalidade das empresas de geração e de distribuição é inédito pela sua profundidade e abrangência. A fiscalização inclui não apenas os aspectos técnicos e de prestação de serviços de geração e de distribuição, mas também o acompanhamento do desempenho econômico-financeiro das concessionárias. Neste particular, em 1998 já foram fiscalizadas a ESCELSA, a LIGHT e a CERJ. As próximas fiscalizações serão realizadas por cinco empresas especializadas de auditoria ( Boucinhas & Campos, Bianchesi Auditores e Consultoria, Deloitte, Touche e Tohmatsu, BDO Directa Auditores e Ernst & Young Auditores Independentes) contratadas para este fim. Serão fiscalizadas ao todo 66 empresas. As visitas começarão no dia 3/11 e a entrega dos relatórios está prevista para o dia 16/12.
A inspeção de 697 centrais de geração inclui 356 hidrelétricas e 341 termelétricas, de propriedade de 72 concessionárias, distribuídas ao longo do território nacional, com diferentes características e operando em regimes distintos, isoladas ou interligadas aos sistemas elétricos regionais. Dessas, já foram fiscalizadas pela equipe da ANEEL, desde julho deste ano, 188 hidrelétricas e 129 termelétricas, 45% do total. A partir deste mês, quatro universidades também participarão desse trabalho. Além disso, encontram-se em construção e são objeto de fiscalização periódica 18 centrais geradoras.
Em 1998, já foram fiscalizados pela equipe técnica da ANEEL os serviços públicos de distribuição de eletricidade das empresas LIGHT, CERJ, ESCELSA, COSERN, ENERGIPE, SULGIPE, ENERSUL, CEAL, CEB, COELCE, CEPISA, CEMIG, CEAM, Xanxerê, Urussanga, DME Poços de Caldas, Empresa Força e Luz Santa Maria, Manaus Energia, UENTAL e DEMEL. Encontram-se em fiscalização CELESC, HIDROPAN, ELETROCAR, MUXFELDT, CEMAR e CEMAT e entre as próximas empresas a serem visitadas estão a CELPA, COPEL e CEEE. No total, 62 empresas de distribuição serão fiscalizadas por equipes próprias da ANEEL, pela Comissão de Serviços Públicos de Energia do Estado de São Paulo, que vai contribuir fiscalizando as empresas de distribuição daquele Estado, e por dez Universidades, supervisionadas pelo corpo técnico da ANEEL.