Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
Começam amanhã as obras da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães ( ex-UHE Lajeado), localizada no rio Tocantins, próximo ao Município de Palmas, no Estado de Tocantins. Os trabalhos de construção deverão ter a duração de quatro anos, desde seu início até a entrada em operação da primeira unidade geradora. A Usina terá a potência de 1.020 MW e a energia firme está estimada em 492 MW médios, suficientes para atender 2,7 milhões de unidades habitacionais.
Além de gerar arrecadação de ICMS na esfera estadual, compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica de R$ 4,9 milhões/ano, a obra criará cerca de 5.000 empregos diretos e indiretos. O reservatório de 750 km2 está inserido nos projetos urbanísticos de Palmas, com benefícios para o micro clima regional.
O Edital da Concessão da Usina foi lançado no dia 18/08/97. O vencedor foi o Con-sórcio Lajeado, sendo a Investco S/A a responsável pelo consórcio junto à ANEEL. As empresas Companhia de Energia Elétrica do Estado de Tocantins – CELTINS, Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema S/A, Investco S/A, Companhia Paulista de Energia Elétrica, Companhia Energética de Brasília – CEB e EDP Brasil Ltda integram o Consórcio Lajeado. O Contrato de Concessão 05/97 – ANEEL foi publicado no Diário Oficial da União em 15/01/98.
A Resolução de Diretoria nº 167, de 25/05/98 declarou de utilidade pública as terras particulares necessárias à implantação do empreendimento, tendo sido publicada no Diário Oficial da União em 02/06/98.