Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA A IMPRENSA
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou os reajustes das tarifas de energia elétrica a serem praticados, a partir de amanhã, pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) – 4,23% -, pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) – 4,54% – e pela Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S/A (ENERSUL) – 3,27%.
Os valores dos reajustes autorizados ficaram abaixo do IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, para o período de março de 1997 a março de 1998, que foi de 5,6%. As propostas das empresas para a concessão desses reajustes – concedidos em obediência ao que estabelecem os Contratos de Concessão – passam pela análise da ANEEL, que leva em conta custos gerenciáveis e não gerenciáveis pelas empresas, tais como energia comprada a Itaipu e os custos da Conta de Consumo de Combustível e da Reserva Global de Reversão.
A estrutura tarifária atual não sofre qualquer alteração, sendo mantidos os subsídios para os consumidores de baixa renda. A CPFL atende a diversas localidades do Estado de São Paulo, a CEMIG abastece o Estado de Minas Gerais e a ENERSUL o Estado de Mato Grosso do Sul.